quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O preconceito com publicações eletrônicas não existe, o que existe é a falta de interesse na leitura

Enquanto jovens brasileiros de 14 a 35 anos passam até 8h seguidas em redes sociais, seja em computadores, tablets ou smartphones. Americanos, europeus e japoneses, passam até 4h lendo livros digitais.

A popularidades dos ebooks aumentou com o surgimento de dispositivos eletrônicos com suporte ao formato tradicional PDF, ao EPUB, TXT e outros.

O livro físico jamais deixará seu lugar ao sol. Entretanto, em um único aparelho você poderá armazenar infinitos livros digitais, por preços bastante acessíveis ou disponibilizados gratuitamente na rede mundial de computadores.

A diferença de um ebook para um livro físico só fica no preço. Sendo que, o livro digital chega a ser 70% mais barato que o livro de papel.

Geralmente, o ebook possui muitos bônus que não estão presentes na edição original, sem falar na portabilidade.

A crítica existente as publicações eletrônicas são feitas por pessoas que, muitas vezes, não tem o hábito de ler, sequer livros tradicionais, quanto mais digitais.

Para muitos, a única função de seu dispositivo é jogar e bater papo virtual. A função de ebook é deixada um pouco de lado.

Todavia, essa realidade vem sendo ultrapassada e, em muitos países, ebooks vendem mais que livros físicos ou chegam a alcançar uma marca considerável, haja vista o preço é muito mais em conta e a originalidade, que são mantidas intactas.

Se você lê páginas de jornais e revistas eletrônicas, porque não ler um livro?

Além disso, os ebooks são ecologicamente corretos, não necessitam de celulose e sua produção, comercialização e distribuição é totalmente virtual, sem gastos com fretes, encomendas ou tarifas.

O livro é enviado imediatamente após confirmação do pagamento.

Requisitos para adquirir um ebook:

a) Cadastrar-se na loja virtual que o disponibiliza, como qualquer compra virtual;
b) Efetuar a compra;
c) Baixar o livro digital para o seu aparelho.

Ou baixá-lo gratuitamente em sites que disponibilizam obra de domínio público.

É necessário que estejam instalados programas e-readers, ou seja, programas de leitura eletrônica. A maioria dos dispositivos do mercado já vem de fábrica com suporte para vários formatos, tais como PDF, TXT, Mobi, EPUB, etc.

Todavia, é recomendado que o usuário baixe aplicativos, que são gratuitos, para uma melhor leitura.

Aplicativos recomendados: Aldiko Book Reader (Sistema Android), Bluefire (Sitema IOS), Adobe Digital Editions (Sitema Windows), dentre outros.

OBS: todos esses aplicativos são gratuitos e transformam seu aparelho android, IOS ou PC em uma verdadeira biblioteca digital.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Melhores lojas para comprar eBooks em português

A crescente popularização dos leitores digitais, smartphones e tablets tem feito um número cada vez maior de pessoas se interessarem por edições digitais de livros - os chamados eBooks. No Brasil, já há algumas livrarias virtuais oferecendo esse tipo de produto.

A maioria dos ebooks de editoras nacionais utilizam a proteção antipirataria DRM da Adobe, que exige um cadastro e permite a leitura de cada livro em apenas seis dispositivos diferentes. Pode parecer bastante hoje, mas à medida que o tempo for passando e você for trocando de computador, celular e tablet, essa restrição possivelmente se tornará um grande empecilho. Por outro lado, já há outras lojas e sites que vendem livros em outros formatos ou sem DRM. Conheça as melhores lojas para adquirir eBooks em português.

- Lojas com proteção DRM da Adobe

A Gato Sabido foi a primeira livraria virtual de ebooks a surgir no Brasil (e não há muito tempo, tendo estreado no final de 2009). Os livros são vendidos nos formatos ePub ou PDF com o DRM da Adobe e são baixados no próprio site. Existe um aplicativo oficial da loja para o iPhone/iPad, mas quem quiser pode ler suas compras em qualquer dispositivo que suporte esses formatos.

A Livraria Saraiva começou a realizar a venda de eBooks em 2010, também nos formatos ePub ou PDF com DRM da Adobe. Um ponto negativo é a exigência do uso do Saraiva Digital Reader, programa para computador e smartphones Android e iPhone/iPad, para poder baixar os livros. Felizmente, uma vez baixado, você pode transferir o arquivo para o seu dispositivo de preferência.

A Livraria Cultura também vende eBooks desde 2010 nos formatos ePub ou PDF com DRM da Adobe. A loja possui um aplicativo oficial para Android e iPhone/iPad que permite ler os livros comprados, mas para adquirir novos títulos você deve usar outro aplicativo oficial disponível nas mesmas plataformas, ou então usar o próprio site. Depois, basta transferi-los para seu leitor digital.

- Amazon Kindle Store

A Amazon é uma das mais antigas e principais propulsoras da venda de eBooks em todo o mundo, vendendo livros digitais para o seu próprio dispositivo, o Kindle, desde 2007. Sua principal vantagem é a grande oferta de títulos à venda. Porém, por ser uma loja dos Estados Unidos, a quantidade de ebooks em português ainda é bastante limitada, em comparação à concorrência nacional. Mas isso pode mudar em breve, já que a Amazon pretende abrir uma versão brasileira de sua loja.

Você pode ler os eBooks vendidos na Amazon em qualquer um dos modelos Kindle ou através de aplicativos oficiais disponíveis para iPhone/iPad, Android, BlackBerry, Windows Phone 7, PC Windows e Mac. Todos os livros contam com DRM proprietário da Amazon, que não permite que você os abra usando outro aplicativo ou leitor digital. Ainda assim, é o mais flexível do mercado, por ter suporte a mais dispositivos.


- Domínio Público

O portal Domínio Público, mantido pelo Governo Federal, ainda é o melhor local para encontrar diversas obras brasileiras que, como diz o nome do site, caíram em domínio público. Os livros baixados nele podem ser distribuídos gratuitamente por qualquer pessoa. O site, no entanto, é um tanto confuso e lento, e só distribui títulos em formatação bastante precária.

Felizmente, existe muita gente interessada usando esse vasto material e adaptando as obras mais famosas para diversos formatos. Um exemplo é o Brasil ePub, que disponibiliza clássicos de autores como Machado de Assis, Luís Vaz de Camões e Aluísio de Azevedo no formato ePub e sem DRM. Vale à pena conferir.

Texto: Guilherme Neto
Fonte: Techtudo

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Dicas para ebooks

Programas essenciais para ler ebooks e outras publicações eletrônicas no Windows, Sistemas Android ou IOS

Adobe Digital Editions - programa gratuito da Adobe, que permite além de ler ebooks em diversos formatos, registrar uma ID para o seu livro virtual. Disponível para PC.

Clique na imagem para baixar
http://www.adobe.com/br/products/digital-editions/download.html
 
Aldiko Book Reader
- Leitor de ebook essencial para dispositivos com sistema operacional Android. Disponível gratuitamente na Play Store. Em alguns aparelhos já vem instalado de fábrica.

Clique na imagem para baixar 

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.aldiko.android&hl=pt_BR


Bluefire Reader - um dos melhores leitores disponíveis para sistemas IOS, disponível gratuitamente na App Store.

Clique na imagem para baixar  

https://itunes.apple.com/br/app/bluefire-reader/id394275498?mt=8